quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

9 dicas para manter o peso durante TODA a época NATALICIA e ANO NOVO

PRIMEIRO QUE QU TUDO.....BOAS FESTAS....a noite e o dia de Natal já passaram, mas a epoca natalicia, de festa continua.....e o ANO NOVO APROXIMA-SE.....  trazendo com ela festa atrás de festa, brindes sucessivos, refeições generosas, doces irresistíveis e chocolates maravilhosos, surge uma questão urgente: como manter o peso durante o Natal e toda a éoca natalicia que se chege e o Ano Novo?
  1. Abaixo com a obrigação. Ser um convidado gracioso não quer dizer que tem de comer tudo aquilo que lhe puserem à frente (especialmente se não gosta!) e repetir a dose duas ou três vezes… só para agradar ao anfitrião. A única pessoa que tem de controlar o que come é você. Claro que torna-se difícil quando a Tia Matilde não pára de dizer “não comes nada, prova isto e isto e aquilo…”, mas, se disser “não obrigado” vezes suficientes, os anfitriões vão acabar por perceber e voltar as atenções para outra “vítima”.
  2. Cuidado com o álcool. Trocar a comida pela bebida não é uma boa ideia, até porque existem cocktails com centenas (sim centenas!) de calorias. Experimente antes diluiu-lhos com água ou bastante gelo e não troque o cocktail por cerveja, que também é altamente calórica. Em alternativa, opte por um copo de vinho ou de champanhe, sendo esta última, a bebida que tem menos calorias por taça. Se o álcool não é uma tentação, resista até ao fim e escolha sempre água com uma rodela de limão, em vez de refrigerantes.
  3. Não guarde as calorias para as festas. No sábado à noite tem a melhor festa de Natal do ano, por isso, não vai comer nada em todo o dia para poder “aproveitar” à noite. Nem pensar! Esse plano é um fracasso logo à partida, porque vai chegar ao convívio esfomeado e devorar tudo o que conseguir e mais alguma coisa. Faça todas as refeições normais, inclusive um pequeno lanche antes de sair de casa (uma banana ou um iogurte, por exemplo) para evitar os exageros colossais. E mais, gaste essas calorias bem gastas – numa sobremesa caseira feita a partir de uma receita da bisavó do anfitrião e não num bolo igual a tantos outros, comprado na padaria da esquina.
  4. Um dia como qualquer outro. Não vamos falar sobre aquilo que deve ou não comer, pois, isso é óbvio. O mais importante é não cair em exagero, nem utilizar a comida como conforto emocional numa época que também pode ser stressante; nem como distracção num convívio social só porque todas as outras pessoas encheram os seus pratos até não caber mais nada. A máxima a seguir para não mexer muito com a balança é: coma como faria em qualquer outro dia do ano.
  5. Receber e dar. O Pai Natal vai certamente trazer-lhe algumas caixas de doces, bombons ou chocolates. Para não cair em tentação, embrulhe de novo e aproveite para oferecer a outra pessoa – um vizinho, colega de trabalho, a sua cabeleireira ou a professora do seu filho – de preferência alguém que não esteja de dieta! Em alternativa, coloque-os de parte, levando uma caixa a cada familiar que visitar no dia de Natal ou na passagem de ano.
  6. Quando é você o anfitrião. Tem, literalmente, a faca e o queijo na mão, por isso, não desperdice a oportunidade. Em vez de encher uma mesa com 10 pratos diferentes, opte por dois ou três e uma boa sobremesa – quanto mais houver, mais as pessoas vão comer. Em vez de aperitivos hiper-calóricos apresente kebabs de fruta com queijo light, tostas integrais e saladas irresistíveis; sirva o prato principal já no prato, decorado e com direito a guarnição; faça o mesmo com a sobremesa, fazendo um esforço para procurar uma receita deliciosa mas baixa em calorias. Os seus convidados também agradecem.
  7. O dia depois. No final de cada jantar e almoço festivo, inclusive nos próprios dias 24 e 25 de Dezembro, separe os restos de comida em porções pequenas e congele tudo. Para além de ter várias refeições pré-preparadas para as próximas semanas, evita dar continuidade às festividades gastronómicas durante vários dias seguidos.
  8. Acumular quilómetros. Existem muitas maneiras de incorporar pequenas sessões de exercício físico durante a azáfama da quadra natalícia e, no fundo, bastam 15 minutos de uma actividade cardíaca intensa todos os dias para evitar o aumento de peso típico da época. Quando for fazer as compras de Natal, estacione o carro o mais longe possível da entrada do shopping e depois de acumulados alguns sacos, vá colocá-los no carro. No dia de um jantar ou festa natalícia, comece o dia com uma caminhada vigorosa, assim não tem de passar a noite a pensar que amanhã terá de compensar o facto de ter comido aquela fatia de bolo. Apesar de ser a época do ano em que temos a agenda mais preenchida, não utilize isso como uma desculpa para não fazer exercício físico – até porque esta a altura que mais precisa de se mexer!
  9. Durma o suficiente. Com a rotina normal acrescida de tanta preparação e festa natalícia, sobra pouco tempo para descansar. No entanto, quem dormir pouco ou mal verá o seu apetite aumentar drasticamente, desejando apenas alimentos ricos em gorduras, açucares e calorias; para não falar na falta de energia e entusiasmo para se dedicar a um bom workout. Não descure o sono de beleza, nem por causa do Natal!

Sem comentários:

Enviar um comentário